• Aceitamos todos
  • os cartões de crédito e débito
  • Televendas:
  • 3298-6000

Como funciona o motor a Diesel

Eugenio

O motor a diesel foi inventado no fim do século 19, na busca por uma eficiência maior do que a dos motores a gasolina. Nele, o combustível – o óleo diesel – queima por ação do calor que se liberta quando o ar é altamente comprimido.

Seu rendimento, tempo de vida útil, segurança e o baixo custo de manutenção são algumas das características que fazem desse motor o preferido para o uso em veículos pesados, como locomotivas, caminhões e navios.

Mas você sabe como ele funciona?

O ciclo de combustão é dividido em quatro estágios:

Indução, o ar é aspirado para o interior do cilindro, penetrando nele através da válvula de entrada.
Compressão, o pistão sobe e comprime o ar dentro do cilindro, em produção muito mais elevada do que num motor a gasolina comum.
Ignição, o combustível é injetado no ar comprimido a alta temperatura, entrando em combustão espontânea e forçando o movimento do pistão para baixo.
Exaustão, os gases que se formaram na fase anterior são expelidos do interior do cilindro pelo movimento ascendente do pistão.

O motor a diesel permite adaptações para funcionar com praticamente qualquer tipo de combustível, desde os óleos vegetais, até o gás natural e a gasolina de alta octanagem; porém, o mais comum e adequado é o óleo diesel destilado do óleo mineral cru. O óleo diesel é mais volátil que a gasolina e seu ponto de combustão acontece aproximadamente aos 75º.

Compartilhe:
Ver todas as dicas
Fechar

cadastre-se em nossa newsleter, receba Novidades e ganhe
*5% de desconto nas compras

ativo

Pense Positivo Conosco!

curta nossa página no facebook

inscreva-se no nosso canal do youtube

Blog na Estrada

central de atendimento

(11) 3298-6000